Dormir é uma atividade essencial para mantermos nosso corpo saudável. Sem o período de sono adequado apresentamos desgaste físico, a diminuição na capacidade cognitiva, aumento do nível de estresse, o envelhecimento acelera de maneira drástica, ou seja, você envelhece em dobro durante o período que você está indevidamente acordado e o nosso sistema imunológico diminui a capacidade de defesa.
Horas de sono
Como afeta nosso corpo por completo, não é novidade que noites mal dormidas atrapalham nossos estudos e capacidades de absorver conteúdo. Estudos indicam que quem dorme cerca de 8 horas por noite, consegue realizar tarefas com maior agilidade quando comparados com aqueles que não dormiram adequadamente.
Desejar descansar menos para passar mais tempo estudando é compreensível, mas ao invés de ser benéfico, é prejudicial ao concurseiro. Estudar por horas não é sinônimo de aprender mais. A qualidade do sono é muito importante para assimilar as matérias, na concentração e raciocínio.
Existem alguns fatores que dificultam uma boa noite de sono, a insônia, sonambulismo, bruxismo, apnéia. Todos esses distúrbios devem ser avaliados e tratados por um profissional de saúde para evitar a diminuição da qualidade de sono e consequentemente o rendimento escolar.
Para dormir bem:
- Pratique exercícios físicos, eles ajudam na qualidade do sono.
- Evite iluminação na hora de dormir
- Estabeleça horários fixos para dormir
- Não assista TV ou mexa no celular na cama
- Evite alimentos gordurosos, com cafeína e bebidas alcóolicas antes de dormir
- Antes de dormir, tome um banho quente para relaxar
Fale com um profissional, aqui no IMS, Instituto de Medicina do Sono temos uma gama de especialistas para diagnosticar e tratar os distúrbios do sono.
Agende sua consulta e durma bem, viva melhor.
Fonte: Alfa Concursos
Matéria Completa